Política de Privacidade do TiqChat

Política de Privacidade do TiqChat

Última atualização: 01 de julho de 2025

Esta Política de Privacidade descreve como o TiqChat (“nós”, “nosso” ou “TiqChat”) coleta, usa, armazena e protege as informações dos nossos usuários (“você” ou “seu”) ao utilizar nossa plataforma, que opera através da API oficial do WhatsApp. Comprometemo-nos a proteger sua privacidade e a segurança dos seus dados.

Ao usar o TiqChat, você concorda com a coleta e o uso de informações de acordo com esta política.

1. Informações que Coletamos

Coletamos diferentes tipos de informações para fornecer e melhorar nossos serviços para você.

1.1 Informações Fornecidas por Você

  • Dados de Registro e Conta: Quando você cria uma conta no TiqChat, coletamos informações como seu nome, endereço de e-mail, número de telefone, informações da empresa e detalhes de pagamento.
  • Conteúdo da Comunicação: Embora o TiqChat facilite a comunicação através do WhatsApp, nós não armazenamos o conteúdo das suas conversas e mensagens trocadas com seus clientes. Todas as mensagens são processadas e entregues diretamente pela API oficial do WhatsApp. No entanto, armazenamos metadados relacionados a essas interações (por exemplo, data e hora da mensagem, status de entrega), que são necessários para a funcionalidade da plataforma e para fins de suporte.
  • Informações de Suporte: Se você entrar em contato com nosso suporte ao cliente, podemos coletar informações fornecidas por você durante a interação para resolver suas dúvidas ou problemas.

1.2 Informações Coletadas Automaticamente

  • Dados de Uso: Coletamos informações sobre como você acessa e usa o TiqChat, incluindo seu endereço IP, tipo de navegador, sistema operacional, páginas visitadas, tempo gasto nas páginas, e outras estatísticas de uso.
  • Dados de Dispositivo: Podemos coletar informações sobre o dispositivo que você usa para acessar o TiqChat, como ID do dispositivo, modelo e configurações.
  • Cookies e Tecnologias Semelhantes: Utilizamos cookies e tecnologias de rastreamento semelhantes para rastrear a atividade em nosso Serviço e manter certas informações. Cookies são pequenos arquivos de dados que podem incluir um identificador exclusivo anônimo. Você pode instruir seu navegador a recusar todos os cookies ou a indicar quando um cookie está sendo enviado. No entanto, se você não aceitar cookies, talvez não consiga usar algumas partes do nosso Serviço.

2. Como Usamos Suas Informações

Usamos as informações coletadas para diversas finalidades:

  • Para Fornecer e Manter Nosso Serviço: Isso inclui operar, manter e melhorar as funcionalidades do TiqChat, bem como personalizar sua experiência.
  • Para Gerenciar Sua Conta: Gerenciar seu registro como usuário e fornecer acesso às diferentes funcionalidades do Serviço disponíveis para você.
  • Para Comunicação: Enviar notificações importantes, atualizações de serviço, alertas de segurança e mensagens de suporte.
  • Para Análise e Melhoria: Analisar como o Serviço é usado para entender tendências, otimizar o desempenho e desenvolver novos recursos.
  • Para Suporte ao Cliente: Fornecer suporte e responder às suas consultas, comentários e solicitações.
  • Para Fins de Marketing: Com seu consentimento, podemos usar suas informações para enviar comunicações de marketing sobre nossos produtos e serviços que possam ser do seu interesse. Você pode optar por não receber essas comunicações a qualquer momento.
  • Para Cumprimento Legal: Cumprir com obrigações legais, regulatórias e proteger nossos direitos legais.

3. Como Compartilhamos Suas Informações

Não vendemos, trocamos ou alugamos suas informações pessoais a terceiros. No entanto, podemos compartilhar suas informações nas seguintes situações:

  • Com Provedores de Serviço: Podemos empregar empresas e indivíduos de terceiros para facilitar nosso Serviço (“Provedores de Serviço”), para fornecer o Serviço em nosso nome, para executar serviços relacionados ao Serviço ou para nos ajudar a analisar como nosso Serviço é usado. Esses terceiros têm acesso às suas Informações Pessoais apenas para realizar essas tarefas em nosso nome e são obrigados a não divulgá-las ou usá-las para qualquer outra finalidade.
    • WhatsApp: O TiqChat opera através da API oficial do WhatsApp. Isso significa que a Meta (empresa controladora do WhatsApp) processa as mensagens de acordo com a própria Política de Privacidade do WhatsApp. Recomendamos que você revise a Política de Privacidade do WhatsApp para entender como suas mensagens são tratadas por eles.
  • Para Transferências de Negócios: Se o TiqChat estiver envolvido em uma fusão, aquisição ou venda de ativos, suas informações pessoais podem ser transferidas.
  • Para Cumprimento Legal e Proteção: Podemos divulgar suas informações onde acreditamos que a divulgação é necessária para: (a) cumprir uma obrigação legal; (b) proteger e defender os direitos ou propriedade do TiqChat; (c) prevenir ou investigar possíveis irregularidades relacionadas ao Serviço; (d) proteger a segurança pessoal dos usuários do Serviço ou do público; (e) proteger-se contra responsabilidade legal.

4. Segurança dos Dados

A segurança dos seus dados é de extrema importância para nós. Empregamos medidas de segurança técnicas e organizacionais razoáveis para proteger suas informações pessoais contra acesso não autorizado, alteração, divulgação ou destruição. No entanto, lembre-se que nenhum método de transmissão pela Internet ou método de armazenamento eletrônico é 100% seguro e não podemos garantir sua segurança absoluta.

5. Retenção de Dados

Reteremos suas informações pessoais apenas pelo tempo necessário para as finalidades estabelecidas nesta Política de Privacidade e para cumprir nossas obrigações legais, incluindo a resolução de disputas e a aplicação de nossos acordos e políticas.

Seu Direito de Exclusão de Dados (Direito ao Esquecimento – LGPD)

De acordo com a LGPD, você tem o direito de solicitar a exclusão de seus dados pessoais que processamos.

Como funciona a solicitação de exclusão:

  1. Envio da Solicitação: Você pode solicitar a exclusão de seus dados entrando em contato conosco através dos canais indicados na seção “Entre em Contato Conosco” desta política. Por favor, especifique claramente sua intenção de exercer o direito de exclusão.
  2. Verificação de Identidade: Para sua segurança e para garantir que a solicitação é legítima, poderemos pedir informações adicionais para verificar sua identidade antes de processar a solicitação de exclusão.
  3. Processamento da Exclusão: Após a verificação e confirmação da solicitação, excluiremos seus dados pessoais de nossos sistemas, exceto nos casos em que a retenção é necessária para:
    • Cumprir uma obrigação legal ou regulatória (ex: manutenção de registros fiscais ou para fins de auditoria, conforme exigido por lei).
    • O exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.
    • Estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados.

Dados não armazenados pelo TiqChat:

É importante ressaltar que, como mencionado na seção “Informações que Coletamos”, o TiqChat não armazena o conteúdo das suas conversas e mensagens trocadas com seus clientes via WhatsApp. Essas mensagens são processadas e entregues diretamente pela API oficial do WhatsApp, e, portanto, a exclusão do conteúdo dessas conversas deve ser gerenciada através das configurações e políticas do próprio WhatsApp.


Observações Adicionais para Você:

Revisão Jurídica: Mais uma vez, reafirmo a importância de consultar um advogado especializado em proteção de dados para garantir que a redação e os procedimentos estejam totalmente alinhados com a LGPD e outras regulamentações aplicáveis ao seu negócio.

Implementação Técnica: Certifique-se de que sua equipe técnica tenha um processo claro e eficiente para atender às solicitações de exclusão de dados. Isso inclui a capacidade de identificar e remover dados de todos os sistemas relevantes.

Comunicação ao Usuário: Seja transparente sobre o tempo que pode levar para processar uma solicitação de exclusão e sobre quaisquer dados que não possam ser excluídos imediatamente devido a obrigações legais.

6. Seus Direitos de Privacidade

Você tem certos direitos em relação às suas informações pessoais, sujeitos à legislação de proteção de dados aplicável. Estes direitos podem incluir:

  • Direito de Acesso: O direito de solicitar acesso aos dados pessoais que mantemos sobre você.
  • Direito de Retificação: O direito de solicitar a correção de dados pessoais imprecisos ou incompletos.
  • Direito de Exclusão (Direito ao Esquecimento): O direito de solicitar a exclusão de seus dados pessoais em determinadas circunstâncias.
  • Direito à Portabilidade de Dados: O direito de receber seus dados pessoais em um formato estruturado, comumente usado e legível por máquina, e de transmitir esses dados a outro controlador.
  • Direito de Oposição: O direito de se opor ao processamento de seus dados pessoais em determinadas circunstâncias.
  • Direito de Retirar o Consentimento: Se o processamento de seus dados for baseado em seu consentimento, você tem o direito de retirar esse consentimento a qualquer momento.

Para exercer qualquer um desses direitos, entre em contato conosco através dos detalhes fornecidos na seção “Entre em Contato Conosco” abaixo.

7. Serviços de Terceiros

Nosso Serviço pode conter links para outros sites que não são operados por nós. Se você clicar em um link de terceiros, você será direcionado para o site desse terceiro. Aconselhamos fortemente que você revise a Política de Privacidade de cada site que você visita. Não temos controle e não assumimos nenhuma responsabilidade pelo conteúdo, políticas de privacidade ou práticas de quaisquer sites ou serviços de terceiros.

8. Privacidade de Crianças

Nosso Serviço não se destina a indivíduos com menos de 18 anos (“Crianças”). Não coletamos intencionalmente informações de identificação pessoal de Crianças. Se você é um pai ou responsável e sabe que seu filho nos forneceu dados pessoais, entre em contato conosco. Se tomarmos conhecimento de que coletamos dados pessoais de uma Criança sem verificação do consentimento dos pais, tomaremos medidas para remover essas informações de nossos servidores.

9. Alterações a Esta Política de Privacidade

Podemos atualizar nossa Política de Privacidade periodicamente. Notificaremos você sobre quaisquer alterações publicando a nova Política de Privacidade nesta página. Aconselhamos que você revise esta Política de Privacidade periodicamente para quaisquer alterações. As alterações a esta Política de Privacidade são efetivas quando são publicadas nesta página.

10. Entre em Contato Conosco

Se você tiver alguma dúvida sobre esta Política de Privacidade, entre em contato conosco:

  • Pelo e-mail: [Seu e-mail de contato – Ex: suporte@tiqchat.com.br]
  • Visitando esta página em nosso site: [Link para sua página de contato – Ex: https://app.tiqchat.com.br/contato]

Observações Importantes:

Armazenamento de Conteúdo: Reforcei que você não armazena o conteúdo das mensagens, apenas metadados. Se, por algum motivo, sua ferramenta precisar armazenar conteúdo (o que é raro para APIs oficiais, mas pode acontecer em certas customizações), esta seção precisará ser ajustada.

Preencher os Colchetes: Lembre-se de preencher as informações entre colchetes [ ] com os detalhes específicos do seu negócio, como seu e-mail de contato e o link para a página de contato.

Revisão Jurídica: Esta é uma política de privacidade genérica. É altamente recomendável que você consulte um advogado especializado em direito digital para revisar e adaptar esta política às leis e regulamentações específicas do seu país e do setor, como a LGPD no Brasil ou o GDPR na Europa, para garantir total conformidade.

Link para a Política do WhatsApp: É fundamental que seus usuários entendam que o WhatsApp tem sua própria política. Incluí uma menção a isso, mas você pode querer torná-la ainda mais proeminente se julgar necessário.